Com um gol de Antoine Griezmann o Barcelona venceu o Elche por 1 a 0, neste sábado, em amistoso no Camp Nou, que tinha em jogo o Troféu Joan Gamper, um dos clássicos da pré-temporada espanhola.

Com um segundo gol em três jogos de preparação, Griezmann, que marcou no segundo minuto da partida após um cruzamento de Jordi Alba, parece determinado a mostrar seu talento após uma primeira temporada discreta.

Ele esteve perto de marcar um segundo gol neste sábado contra o Elche, recém-promovido à primeira divisão espanhola, mas seu chute forte passou por cima do travessão.

O Barcelona venceu os três amistosos disputados na sua preparação para a estreia na Liga Espanhola 2020-2021, na qual estreia no dia 27 de setembro, depois de ter tido um descanso adicional devido à sua participação em agosto no ‘Final 8’ da Liga dos Campeões.

Há uma semana, o Barça havia derrotado o Gimnastic de Tarragona (2ª divisão B) por 3 a 1 e na quarta-feira havia vencido o Girona (2ª) com o mesmo placar.

Por enquanto parece que os princípios do novo técnico, Ronald Koeman, estão sendo assimilados sem maiores contratempos.

O treinador holandês encontrou um ataque eficiente, com um quarteto que tem tudo para brilhar, formado por Ansu Fati, Lionel Messi, Antoine Griezmann e Philippe Coutinho.

Resta a dúvida do uruguaio Luis Suárez, não escalado em nenhum dos três amistosos do Barça e cuja continuidade ainda é dúvida.

Messi tentou neste sábado marcar um gol com insistência, mas sem sorte.

O estreante Miralem Pjanic conseguiu jogar a sua primeira meia hora com a camisa do Barça no final do jogo, e o promissor Ansu Fati (de 17 anos) brilhou na segunda etapa, o que animou os torcedores do Barça.

Depois de uma temporada 2019-2020 muito negativa, concluída com um revés humilhante de 8-2 contra o Bayern de Munique nas quartas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona volta a campo no domingo, dia 27 de setembro, para enfrentar o Villarreal em sua estreia no campeonato espanhol.

– Bartomeu não quer conflito com Messi –

Também neste sábado o presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, afirmou que não quer um “conflito” com o seu capitão Lionel Messi, que manifestou o desejo de deixar a equipe, sem esconder a sua insatisfação com a diretoria, antes de recuar.

“Não entrarei em conflito com Leo. Ele é nosso capitão e nosso líder”, disse Bartomeu à televisão regional TV3 antes da vitória sobre Elche.

“Temos visto ele falando em campo. A questão está parada. O que foi dito, foi dito. Não poderia permitir, como qualquer pessoa do conselho ou da comissão técnica, deixar o melhor do mundo ir embora”, disse ele.

Messi decidiu continuar no Barcelona para evitar um conflito legal com o clube, conforme explicou ao Goal.com no início deste mês, mas criticou a diretoria, acusando Bartomeu de não manter sua palavra de deixá-lo sair se ele solicitasse.

O craque argentino tem pela frente seu último ano de contrato e, caso não haja renovação, deixará o Barcelona com o passe livre.

Por outro lado, Bartomeu falou sobre seus problemas internos para continuar presidindo o clube. “O número surpreendeu até os promotores do voto de censura”, admitiu sobre as 20 mil assinaturas recolhidas para o processo de impeachment.

“Vamos continuar a fazer o que temos de fazer, com o máximo de transparência e rigor. O Conselho vai funcionar como sempre”, disse Bartomeu à Barça TV.

pve/dr/pm/aam