O Barcelona visita nesta terça-feira o estádio de Anfield para selar a vaga na decisão da Liga dos Campeões na volta das semifinais da competição contra o Liverpool, após ter vencido por 3 a 0 a ida no Camp Nou na semana passada.

A equipe catalã chega à casa do Liverpool com enorme vantagem, mas o técnico da equipe, Ernesto Valverde, pregou cautela.

“Temos um bom resultado para o jogo de volta, mas o confronto não está fechado, não mesmo”, declarou Valvede.

Serve de alerta a eliminação nas quartas de final do ano passado para a Roma, um duelo em que o Barcelona venceu por 4 a 1 na ida, mas foi eliminado da Champions ao perder por 3 a 0 na volta.

O Barça “não pode ficar confiante demais”, garantiu Valverde, que, já coroado campeão espanhol há uma semana, não hesitou em poupar a maioria de seus titulares no sábado, uma derrota por 2 a 0 para o Celta de Vigo.

Contudo, o Barça não poderá contar com o francês Ousmane Dembélé, lesionado na coxa esquerda.

– ‘Contratempo importante’ –

“É um contratempo importante para nós, de cara para o jogo em Anfield”, lementou Valverde.

Sem o francês, a última vaga para formar o ataque ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez deverá novamente ser de Philippe Coutinho.

Messi é o atual artilheiro da Champions com 12 gols e foi o líder do Barcelona em campo na bela vitória no primeiro jogo contra o Liverpool, anotando dois gols em um momento em que o time catalão era pressionado na partida.

“Ele apareceu nos momentos em que mais precisávamos dele”, reconheceu Valverde. No início da temporada, Messi já havia alertado que o objetivo na temporada era reconquistar a Champions.

“Estamos em um momento muito decisivo”, declarou Messi, que busca com o Barcelona a Tríplice Coroa na temporada (Liga-Copa-Champions), algo que já conquistou em 2009 e 2015, ano em que ergueu o troféu da Liga dos Campeões pela última vez.

Para isso, terá que terminar em Anfield o trabalho muito bem iniciado no Camp Nou.

– Salah fora –

Para facilitar a vida do Barça na volta, o Liverpool não poderá contar com dois de seus principais jogadores, o egípcio Mohamed Salah e o brasileiro Roberto Firmino.

“Nenhum deles está disponível para amanhã”, anunciou neste segunda-feira o técnico do Liverpool, o alemão Jurgen Klopp.

Firmino pôde jogar alguns minutos do jogo de ida, mas as dores na coxa pioraram e o brasileiro não terá condições de ajudar sua equipe a tentar reverter a semifinal contra o Barça.

Já Salah, artilheiro do Campeonato Inglês e referência do ataque dos Reds, precisou ser retirado de maca na partida de sábado contra o Newcastle pela Premier League, após um choque de cabeça que o deixou com uma concussão.

“Salah se sente bem, mas não é suficiente para jogar”, explicou Klopp.

Sem Firmino e Salah, Klopp terá que apostar as fichas no senegalês Sadio Mané, último integrante do tridente estelar de ataque do Liverpool, para tentar agredir o Barcelona. Mané deverá ter ao seu lado o suíço Xherdan Shaqiri e Daniel Sturridge.

Para buscar a virada, o Liverpool aposta na ótima impressão que deixou em diversos momentos da partida no Camp Nou, onde dominou boa parte da partida, mas não conseguiu encontrar o caminho do gol.

“Não temos nossos melhores atacantes e é preciso marcar gols no Barcelona… Sei que é difícil, mas vamos tentar”, concluiu Klopp.

– Prováveis escalações:

Liverpool: Alisson – Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk, Robertson – Milner, Fabinho, Wijnaldum – Shaqiri, Sturridge, Mané. Técnico: Jürgen Klopp (ALE).

FC Barcelona: Ter Stegen – Semedo, Piqué, Lenglet, Jordi Alba – Rakitic, Busquets, Arturo Vidal – Messi, Luis Suárez, Coutinho. Técnico: Ernesto Valverde.

Árbitro: Cüneyt Çakir (TUR)

gr/pm