MADRID, 16 JUL (ANSA) – A Justiça espanhola autorizou nesta sexta-feira (16) que volte a vigorar um novo toque de recolher noturno pedido pelo governo regional da Catalunha em Barcelona e vários locais turísticos, para conter o aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias na região.
Segundo a decisão, o toque de recolher será válido a partir do próximo fim de semana, entre 01h e 06h da manhã (horário local), até o dia 23 de julho, em 161 municípios.
O Tribunal Superior da Catalunha determinou a aplicação da restrição “em cidades com mais de 5 mil habitantes cuja incidência ultrapassou 400 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos sete dias”.
Desde o último 9 de maio, todos os governos das regiões espanholas são obrigadas a obter aval da Justiça para aplicar o toque de recolher noturno.
O pedido feito pelo presidente do território catalão, Pere Aragonès, teve como base a nova situação epidemiológica, classificada como “muito delicada” e “extremamente frágil”.
Nos últimos dias, os números da pandemia de Covid-19 têm aumentado, especialmente entre os mais jovens, de acordo com o Ministério da Saúde local. Ao todo, foram contabilizados 1.107 casos do coronavírus Sars-CoV-2 por cada 100 mil habitantes na região, índice que supera os limites de risco extremo. (ANSA)