Barcelona e Benfica empataram por 0 a 0, nesta terça-feira, pela 5ª rodada do Grupo E da Liga dos Campeões, resultado que mantêm as duas equipes vivas na luta pela segunda vaga da chave para as oitavas de final da competição continental.

No grupo liderado pelo já classificado Bayern de Munique, com 15 pontos após a vitória por 2 a 1 sobre o lanterna Dínamo de Kiev nesta terça, o Barça segue na segunda posição com 7 unidades, duas a mais que o time português, terceiro colocado.

A definição do segundo representante da chave nas oitavas do torneio europeu ficará para a próxima rodada, no dia 8 de dezembro, quando os espanhóis irão à Alemanha para encarar o Bayern, enquanto o clube de Portugal vai receber os ucranianos, que possuem apenas um ponto e não têm chances de classificação.

“O ponto diz pouco porque acho que fizemos muito para ganhar, acho que criamos chances suficientes para marcar um gol, mas não foi possível e quando você não marca é impossível ganhar”, disse o zagueiro do Barça Gerard Piqué à Movistar +, após o jogo.

“Apesar disso, o empate nos faz depender de nós mesmos e vamos a Munique com a intenção de ganhar” na última rodada, acrescentou.

No duelo desta terça em Barcelona, realizado debaixo de chuva no Camp Nou, os donos da casa desperdiçaram uma chance de abrir placar logo no início, após o lateral Demir mandar uma bomba que explodiu no travessão.

Apesar do Barça ter um volume de jogo maior no primeiro, foram os portugueses que criaram as melhores oportunidades, dando muito trabalho ao goleiro Ter Stegen, tendo inclusive um gol anulado do zagueiro Otamendi (no minuto 34), após cobrança de escanteio na qual a bola saiu de campo antes da finalização do argentino.

Na segunda etapa, a equipe espanhola, dirigida por Xavi, que fazia sua estreia como técnico na Liga dos Campeões, também teve um gol anulado do zagueiro Ronald Araújo, que estava em impedimento ao tocar para o fundo das redes (82).

Já nos acréscimos, o Benfica desperdiçou uma oportunidade incrível após rápido contra-ataque no qual o atacante Seferovic recebeu livre mas chutou para fora quando estava sozinho diante do goleiro Ter Stegen (90+2).

Apesar do empate, o goleiro Marc-André Ter Stegen elogiou sua equipe, comandada pelo novo técnico Xavi Hernández: “Todo mundo vê o entusiasmo com que Xavi nos faz jogar; estamos todos conectados, temos uma ideia de como jogar, deixando muito pouco espaço para o adversário”, disse o alemão.

Agora, o Barcelona segue na competição se o Benfica não vencer em casa os ucranianos na próxima rodada. Mas se os portugueses conseguirem os três pontos, o time espanhol terá que bater o Bayern em Munique.

chc/pm/mcd/lca/aam