Esportes

Barcelona busca se reconstruir após desastre diante do Bayern de Munique

Como reconstruir em um terreno que foi arrasado? A terrível derrota por 8 a 2 para o Bayern de Munique na sexta-feira pelas quartas de final da Liga dos Campeões obriga o Barcelona a enfrentar “mudanças profundas”.

+ SP deve receber cinco milhões de doses de vacina chinesa em outubro, diz Doria

Treinador, dirigentes, jogadores e até Leo Messi: todo o clube se questiona neste momento.

O fim de uma era. A do grande Barça que brilhou na Espanha e no continente europeu durante uma década. É também, sem dúvida, o fim da breve passagem de oito meses de Quique Setién no comando da equipe espanhola.

Mas a pior derrota da história do time catalão numa competição europeia significa muito mais do que isso.

– “O clube necessita mudanças” –

“É muito difícil, espero que ajude, temos que refletir e decidir o que é melhor para o Barça. O clube precisa de mudanças e não estou falando do treinador, dos jogadores, não quero apontar para ninguém. O clube precisa de mudanças estruturais, de todos os tipos”, declarou à televisão espanhola Movistar + o zagueiro Gerard Piqué na sexta-feira após o fim da partida contra os alemães.

“Chegamos ao fundo do poço. Os treinadores e os jogadores mudam, mas há vários anos não conseguimos ser competitivos na Europa. É algo inaceitável para o Barcelona”, acrescentou o capitão do Barcelona, que até se ofereceu para ser o “o primeiro” a deixar o clube se for necessário “vir sangue novo e mudar a dinâmica.”

Por onde começar? Depois deste “jogo horrível” nas palavras de Piqué, que serviu para encerrar a primeira temporada desde 2008 em que o Barça não conquista um título, símbolo do declínio do império espanhol (sem representante nas semifinais da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2007), como recomeçar do zero?

Depois de se desculpar com a torcida, o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, também questionado e que poderia anunciar as eleições antecipadas nos próximos dias segundo a imprensa catalã, fez uso da palavra para se dirigir aos “barcelonistas” na noite de sexta-feira.

Bartomeu disse que “as decisões serão anunciadas e explicadas nos próximos dias, algumas delas já foram tomadas, mesmo antes da Liga dos Campeões”.

– Reconstrução levará tempo –

O técnico Quique Setién já está “condenado”, segundo a edição deste sábado do jornal esportivo catalão Mundo Deportivo. Contratado em janeiro para recuperar o DNA do Barça, à deriva depois de quase três anos sob a direção de Ernesto Valverde, Setién, sem capacidade de reação e visivelmente perdido em uma equipe que era grande demais para ele, não conseguiu dar energia ao clube catalão em seus oito meses no cargo.

O ex-jogador Xavi Hernández, atual treinador do Al Sadd (do Catar), e o argentino Mauricio Pochettino, ex-técnico do Tottenham e do Espanyol, parecem ser os nomes mais cotados para assumir a reconstrução, segundo a imprensa espanhola.

Mas Piqué já destacou: nem todos os males do Barça podem ser atribuídos a um treinador chamado para o socorrer há apenas oito meses. As raízes do problema são mais profundas.

A média de idade da equipe titular que entrou em campo contra o Bayern é de quase 30 anos, sendo o time mais velho vestir a camisa catalã na história da Liga dos Campeões.

E Messi, deve desistir de renovar o contrato para não devorar o clube que o alimenta desde a adolescência? O argentino, seis vezes eleito o melhor do mundo – a última vez na temporada passada – não é mais capaz, aos 33 anos, de realizar sozinho as ambições do Barça.

A estrela argentina não falou na sexta após a derrota. Mas desde fevereiro ele não parou de repetir que o Barcelona não era “bom o suficiente”.

As últimas contratações astronômicas, Antoine Griezmann (120 milhões de euros), Philippe Coutinho (145 milhões de euros) e Ousmane Dembélé (138 milhões de euros), não tiveram o desempenho esperado.

O futuro pode passar por suas jovens estrelas emergentes, como Frenkie de Jong, Riqui Puig e principalmente a pérola Ansu Fati. Mas o grande Barça dos anos 2010 desapareceu e a reconstrução levará tempo.

pve/ama/gh/lca

Veja também

+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’

+Após ficar internada, mulher descobre traição da mãe com seu marido: ‘Agora estão casados’

+ Jovem é suspeita de matar namorado com agulha de narguilé durante briga por pastel

+ MasterChef: mesmo desempregado, campeão decide doar prêmio

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea