Esportes

Barcelona busca na Liga dos Campeões o caminho para salvar a temporada


Depois de um final de temporada tumultuado, o Barcelona volta a campo contra o Napoli no sábado (16h00 de Brasília), pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, agarrando-se à competição continental como último recurso para salvar o ano.

Perder o Campeonato Espanhol para o Real Madrid foi um duro golpe para os catalães, que recebem o time de Nápoles em um Camp Nou sem público, devido às medidas de combate ao coronavírus, após o empate por 1 a 1 no jogo de ida na Itália.

Questionado, ‘Quique’ Setién, o treinador do time espanhol, encara com otimismo a Liga dos Campeões como a sua oportunidade de se firmar no cargo, após chegar em janeiro para substituir Ernesto Valverde.

“A realidade é que não me passou pela cabeça a possibilidade de este ser o meu último jogo, estou tranquilo”, disse Setién nesta sexta-feira à imprensa.

“Nos preparamos bem para a partida tendo em mente que vamos continuar e que vamos ser capazes superar o resto até à final em Portugal com o mesmo entusiasmo e energia que tenho agora e que todos nós temos”, disse o técnico do Barça.

Para isso, o técnico aposta em Leo Messi e seu desejo de levantar a taça da Liga dos Campeões, título que a equipe catalã não alcança desde 2015.

– ‘Autocrítica’ –

+ Sabrina Sato aparece com micro biquíni e surpreende seguidores

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

O argentino, que conquistou pela sétima vez a artilharia do Campeonato Espanhol, alertou antes do encerramento do torneio nacional que sua equipe não estava entre as favoritas para vencer a Liga dos Campeões, embora depois ele tenha minimizado esta declaração.

“Já fizemos autocríticas internamente. Não há mais o que falar”, afirmou, destacando que a equipe deveria aproveitar o intervalo entre o fim do Espanhol e esta partida pela Liga dos Campeões para “limpar a cabeça”.

Uma vitória e a classificação às quartas do torneio continental, que a partir desta fase será disputado no sistema de jogo único em Portugal, serviria para impulsionar o Barça, que não perde em casa há 35 jogos pela Liga dos Campeões.

“Estamos ansiosos para seguir em frente e jogar as quartas de final em Lisboa”, disse o meia Sergio Busquets na sexta-feira, que não estará em campo no sábado devido a uma suspensão.

Messi é a principal esperança no ataque do clube da cidade de Barcelona, e provavelmente terá a companhia de Luis Suárez e Antoine Griezmann, liberado para entrar em campo após se recuperar de problemas musculares na perna direita.

Nos últimos 11 jogos do Espanhol, Luis Suárez marcou cinco gols e deu passes para muitos outros.

– Reticências –

Messi e Suárez devem dar trabalho ao Napoli, que vai a Barcelona com relutância devido aos surtos de coronavírus que afetam a cidade e a Espanha.

“Não entendo por que teríamos que ficar em uma cidade que apresenta grandes problemas”, declarou presidente do clube italiano, Aurelio de Laurentiis, há uma semana, defendendo um campo neutro.

O governo regional da Catalunha deu garantias de saúde para este confronto, ao qual a equipe napolitana chega sem saber se poderá contar com Lorenzo Insigne, que sofreu uma lesão no adutor direito contra a Lazia, no encerramento do Campeonato Italiano, sábado passado.

“Amanhã temos um Everest para escalar”, disse o técnico do Napoli, Gennaro Gattuso, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, acrescentando que “é um jogo que você tem que saber jogar bem técnica e taticamente”.

Superar o Barcelona pode aumentar as chances do Napoli de conquistar sua primeira Liga dos Campeões, graças ao formato de um jogo das quartas de final e semifinal, embora na próxima fase possa encarar um rival complicado que sairá do confronto entre Bayern de Munique e Chelsea.

– Prováveis escalações:

Barcelona: Ter Stegen – Semedo, Piqué, Lenglet, Alba – Sergi Roberto, Rakitic, De Jong – Messi, Súarez, Griezmann.

Treinador: Quique Setién

Napoli: Ospina; Di Lorenzo, Koulibaly, Manolas, Mario Rui; Zielinski, Demme, Fabián; Elmas, Mertens e Callejón. Treinador: Gennaro Gattuso.

Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)

gr/iga/gh/dr/lca

Veja também
+ Policial militar mata a tiros quatro pessoas em pizzaria de Porto Alegre
+ Mãe de Eliza Samudio diz que Bruno não paga pensão e que filho do goleiro se sente culpado pelo crime
+ Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Faustão é internado em hospital de SP
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago