O Barcelona anunciou nesta terça-feira uma vitória no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) em sua disputa com o Santos devido à transferência de Neymar para a equipe catalã em 2013.

“O Tribunal de Arbitragem do Esporte rejeitou completamente a queixa apresentada pelo Santos perante a Fifa, na qual exigiu do FC Barcelona o pagamento de 61.295.000 euros em indenizações, com as correspondentes sanções esportivas, após a contratação do jogador Neymar Jr”, destaca o Barcelona em seu comunicado.

“O TAS considera que o contrato entre Santos e o jogador foi rescindido em acordo mútuo, que o FC Barcelona não violou o contrato de transferência quando pagou quantias adicionais ao pai do jogador e à sociedade N&N, e que o FC Barcelona não cometeu nenhuma conduta fraudulenta quando assinou o pré-contrato com Neymar Jr, nem quando assinou o contrato de transferência com o Santos”, ressalta.

Segundo o texto do Barça, o Santos foi condenado a pagar os custas judiciais, que totalizam 20.000 francos suíços (US$ 21.250).

O Santos, clube em que Neymar (2009-2013) se tornou conhecido, havia feito um pedido à Fifa, argumentando que o Barcelona e o jogador haviam concordado em esperar o final do contrato com a equipe brasileira antes de fechar sua transferência para o clube da Liga espanhola para evitar arcar com gastos adicionais.

Segundo a versão do Santos, Neymar e seu pai haviam recebido uma quantia em dinheiro para convencer o clube brasileiro a não renovar seu contrato.

Neymar é atualmente jogador do Paris Saint-Germain, clube que o contratou em 2017 por um valor recorde de 222 milhões de euros (US$ 250 milhões).

pve/jta/dr/mcd/aam