O britânico Jacob Rothschild, filantropo conhecido por fazer parte da conhecida dinastia bancária, morreu aos 87 anos, anunciou a sua família nesta segunda-feira (26).

“Nosso pai Jacob teve uma presença de destaque na vida de muitas pessoas, foi um investidor com grandes conquistas, foi um mecenas das artes e da cultura”, destacou a família em um comunicado que não informa a data da morte.

Seu entorno também destacou que ele era “um funcionário público dedicado, um defensor apaixonado das causas de caridade em Israel e na cultura judaica, um ambientalista entusiasta e um amigo, pai e avô muito querido”.

Rothschild nasceu em Berkshire, no oeste de Londres, em 1936, e era filho de Victor Rothschild, um aristocrata conhecido pelo seu amor pela ciência, pelo seu papel como executivo de uma empresa petrolífera e por ter sido conselheiro de governos conservadores e trabalhistas.

Jacob Rothschild iniciou sua carreira no banco da família em 1963, antes de deixar a empresa para presidir o fundo Rothschild Investment Trust, que mais tarde foi renomeado RIT Capital Partners, onde trabalhou até 2019.

Entre 1991 e 1999 foi membro da Câmara Alta do Parlamento britânico, a Câmara dos Lordes.

Rothschild era viúvo e tinha quatro filhos.

mhc/gmo/mba/an/mb/aa