ROMA, 28 AGO (ANSA) – O misterioso artista de rua britânico Banksy financiou um novo navio para resgate de pessoas no Mediterrâneo, palco de uma crise migratória há quase uma década.
Segundo o jornal The Guardian, a embarcação “Louise Michel”, que homenageia uma anarquista francesa do século 19, já está na região e socorreu 89 pessoas recentemente, incluindo 14 mulheres e duas crianças.
De acordo com o diário, o navio aguarda a designação de um “porto seguro” para desembarcar os migrantes e refugiados e navega agora perto da ilha italiana de Lampedusa.
Pintado de rosa e branco, o “Louise Michel” é decorado com grafites de Banksy e contra com uma tripulação de 10 pessoas, incluindo a capitã alemã Pia Klemp.
O artista britânico fez diversas obras nos últimos anos para ironizar a hesitação da União Europeia em relação à crise migratória no Mediterrâneo, que virou o túmulo de milhares de pessoas ao longo dos últimos anos.
De acordo com o projeto Missing Migrants, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 40 mil deslocados concluíram a travessia do Mediterrâneo em 2020, e outras pessoas 514 morreram ou desapareceram tentando. (ANSA).