Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

Tomar banho e se sentir relaxado não é coincidência. Essa prática realmente alivia o estresse à medida que a água quente aumenta a temperatura corporal, acalmando o sistema nervoso, liberando endorfinas, como dopamina e serotonina, e melhorando a circulação sanguínea, explica Veena Graff, professora da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia. As informações são do “Yahoo”.

+ A solução para o intestino preso pode estar na sua respiração; entenda

+ Se exercitar durante a menstruação pode ser prejudicial? Especialista explica

O hábito também ameniza a depressão. Um estudo feito pelo professor de psicologia da Universidade de Yale, John Bargh, expõe que pessoas que tomam banho frequentemente se sentem melhor consigo mesmas e menos solitárias. “A pesquisa mostra que o calor na pele abre um ‘caminho’ no cérebro, semelhante ao da medicação antidepressiva”, diz ele.

Em abril deste ano, a técnica foi utilizada por enfermeiras em São Carlos, interior de São Paulo, que encheram luvas descartáveis com água morna para simular o toque do calor humano em pacientes internados com Covid-19.

O banho quente – temperatura agradável, nunca elevada demais – antes de dormir também é benéfico e pode combater a insônia. Em 2019, um estudo apontou que pessoas que mantêm essa rotina costumam adormecer mais rápido e permanecer dormindo por mais tempo.

“Quando as pessoas incorporam um banho quente em sua rotina de dormir, elas afetam seu ritmo circadiano ao aquecer a temperatura corporal central antes que ela esfrie naturalmente durante o sono“, diz Rajkumar Dasgupta, professor especialista em sono da Universidade do Sul da Califórnia.

A prática também é uma aliada para o alívio de dores. Normalmente, são recomendadas opções como compressas com bolsas térmicas, mas esses métodos podem não penetrar nos músculos tão profundamente quanto a hidroterapia. William Robiner, professor de medicina da Escola de Medicina da Universidade de Minnesota, diz que a água quente ajuda a relaxar os músculos. “A temperatura do corpo aumenta junto com a dilatação dos vasos sanguíneos dos músculos. A água corrente em banheiras de hidromassagem também pode imitar a pressão da massagem, proporcionando alívio adicional”, esclarece.

Apesar dos benefícios pode haver desvantagens no banho frequente, de acordo com uma pesquisa do “YouGov” em 2016, tomar banho todos os dias pode não ser saudável para todos, pois pode remover a oleosidade das camadas externas da pele ocasionando em ressecamento.