“Bandidos armados” mataram cerca de 20 pessoas no início desta semana em uma aldeia na região de Tillabéri, no sudoeste do Níger, informou nesta quarta-feira (22) uma rádio pública.

A notícia surgiu um dia depois de o Ministério da Defesa do país africano ter declarado que supostos jihadistas assassinaram sete soldados nesta região, devastada durante anos por rebeldes ligados à Al Qaeda e ao grupo Estado Islâmico (EI).

“A região de Tillabéri (…) ficou de luto após um ataque perpetrado por bandidos armados na segunda-feira, 20 de maio de 2024” contra a aldeia de Djambala, indicou a estação de rádio La Voix du Sahel.

O ataque “infelizmente causou a perda de cerca de 20 pessoas”, acrescentou. Tillabéri está localizada na vasta e instável região das “três fronteiras” entre Níger, Mali e Burkina Faso, onde os insurgentes vêm realizando ataques há anos, apesar do envio massivo de forças anti-jihadistas.

O Níger é governado por líderes militares que deram um golpe de Estado em julho de 2023, alegando a piora da segurança pública como justificativa para a tomada do poder.

bh/imm/hgs/llu/jb/ic