Deputados iranianos queimaram, nesta quarta-feira (9), uma bandeira americana de papel e uma cópia do acordo sobre o programa nuclear na tribuna do Parlamento, aos gritos de “morte aos Estados Unidos”, um dia depois de Washington abandonar o pacto.

Nas imagens divulgadas em vários veículos de comunicação iranianos, vê-se um deputado que agita uma bandeira de papel dos Estados Unidos e a queima na tribuna da Câmara.

Outro deputado conservador, Mojtaba Zolnur, soma-se a ele e ateia fogo a uma cópia do acordo nuclear. “Queimamos o acordo nuclear”, grita.

Depois, aos gritos de “morte aos Estados Unidos”, dezenas de deputados se juntaram a eles, segundo as imagens divulgadas pela página da televisão estatal.

“Vão com cuidado para não queimar o Parlamento”, lançou seu presidente, Ali Larijani, de seu posto.

Os dirigentes iranianos condenaram a decisão, nesta terça-feira, do presidente americano Donald Trump de abandonar o acordo nuclear e a imposição de duras sanções americanas que foram suspensas no âmbito desse pacto.

O acordo sobre o programa nuclear iraniano foi firmado em julho de 2015 em Viena entre Teerã e o Grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha), antes da chegada de Trump à Casa Branca, abertamente hostil ao texto.