A popular banda mexicana de pop-rock Maná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) firmaram acordos de cooperação em projetos de proteção ambiental, principalmente em relação à compensação ecológica dos shows do grupo, informou nesta terça-feira a entidade bancária em Washington.

Os acordos foram assinados por representantes do BID com o vocalista Fher Olvera e o baterista Alex González, representando a Fundação Ecológica Selva Negra, apresentada como o “braço social do Maná”.

Um dos projetos de cooperação se propõe a medir o impacto ecológico das apresentações e turnês da banda, assim como a criar medidas paliativas como o “reflorestamento em ecossistemas ameaçados”, de acordo com uma nota oficial do BID.

O Maná também colocou a disposição do BID sua música ‘¿Dónde jugarán los niños?’ para a realização de um concurso destinado à criação de um vídeo sobre proteção ambiental, aberto exclusivamente para jovens da América Latina e do Caribe.

Na semana passada, o Maná fez um show histórico no salão Leste da Casa Branca em homenagem à contribuição dos imigrantes hispânicos para a cultura americana.

Com quase três décadas de carreira e mais de 30 milhões de discos vendidos, a banda mexicana se converteu em uma das mais firmes vozes em defesa da comunidade latina nos Estados Unidos e de uma reforma migratória no país.

ahg/rsr/db/lr