Televisão

Band veicula campanha com informações falsas sobre a covid-19

Crédito: Reprodução

A Rede Bandeirantes de Comunicação veiculou no domingo (7) uma campanha com informações falsas sobre a covid-19. O informe foi exibido no Rio de Janeiro (RJ) e em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. As informações são do Uol.

No vídeo, uma voz acompanhada de ilustrações afirma que para saber se está infectado com o coronavírus, basta prender a respiração por 10 segundos — caso não sinta desconforto, “você não está infectado”. Além disso, recomendava tomar água a cada 15 minutos. “Mesmo que o vírus entre, a água o levará até sua barriga, onde os ácidos naturais do estômago o eliminarão.”

https://twitter.com/konther/status/1368603020741738508

Nenhuma dessas informações é verdadeira. A única forma de receber um diagnóstico definitivo de Covid-19 é realizando o exame clínico e laboratorial. Também é falso que a ingestão de água leva o coronavírus para a barriga, onde ele seria eliminado pelos “ácidos naturais do estômago”.

Procurada pelo Uol, a Band informou em nota que a exibição da campanha foi um “erro individual indesculpável”, e uma correção será transmitida nas cidades em que o vídeo foi veiculado.

Leia a íntegra da nota:

“No último domingo (7), uma peça de suposta orientação de combate à pandemia da Covid-19 foi veiculada em duas praças da Rede Bandeirantes de Televisão, em um dos intervalos do ‘Show do Esporte’. Contudo, tratava-se de um conteúdo já rejeitado, sem nenhum fundamento científico, e absurdo. Um erro individual indesculpável. Logo depois da veiculação única, as chefias responsáveis detectaram o equívoco e a peça não voltou a ser exibida.


+ Casal posta fotos nus em pontos turísticos e ganha fama na web
+ Após ameaças, soldada da PM denuncia coronel por assédio sexual
+ ‘Raça de víboras’: Andressa Urach critica seguidores que não acreditam em sua fé
+ Mulher morre após ingerir bebida alcoólica e comer 2 ovos



O Grupo Bandeirantes, obviamente, não compactua com informações falsas, erradas e preza, como valor precípuo, pela prestação de serviço adequada aos seus telespectadores. Todas as providências necessárias para evitar a repetição desse erro inaceitável já foram tomadas. Informamos ainda que esta nota será lida na íntegra localmente nas praças do Rio de Janeiro e Presidente Prudente, onde a peça foi veiculada”.

Veja também

+ Canadá anuncia primeira morte de pessoa vacinada com AstraZeneca no país
+ Yasmin Brunet comemora vitória de Gabriel Medina
+ Decifrado código dos Manuscritos do Mar Morto
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS