Mesmo afastado para tratamento de saúde, o jornalista Reinaldo Azevedo, âncora do programa “É da Coisa”, da BandNews FM, escreveu sobre o voto do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux, que absolveu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da ação que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado, na quarta-feira, 10.
Com a utilização de uma ferramenta de inteligência artificial, a BandNews FM, transformou o texto em áudio, reproduzindo a voz de Azevedo.
No dia 3 de setembro, o âncora anunciou o afastamento do programa para tratar de uma inflamação aguda que o fez ficar praticamente sem voz. “Assim que ficar bom, retomo as minhas atividades normais. Seguirei escrevendo nesse tempo”, informou o jornalista.
É audível que a minha voz está péssima. Decidi tirar uma licença da BandNews FM, do BandNews TV e do “Olha Aqui”, no UOL, até o dia 12 por recomendação médica. Estou em tratamento. Assim que ficar bom, retomo as minhas atividades normais. Seguirei escrevendo nesse tempo. Bjs
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) September 4, 2025
Algumas inteligências artificiais têm a função de transformar textos em áudios. São elas:
- ChatGPT;
- Clipchamp;
- WaveNet;
- Murf AI;
- Speechify;
- Play.h;
- Falatron;
- Natural Reader;
- Animaker Voice.