A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou nesta quinta-feira que o Banco Mundial deveria adicionar cláusulas de desastre aos acordos de dívida para países de baixa renda. Ela também disse que espera ver reformas em todos os bancos de desenvolvimento multilateral, assim como melhorias na capacidade de financiamento para lidar com os desafios globais.
“Gostaríamos que o Banco Mundial oferecesse aos tomadores de empréstimo a opção de adicionar cláusulas de dívida resilientes às mudanças climáticas em seus contratos de empréstimo. Essas cláusulas ajudariam a aliviar as pressões sobre os países em caso de um desastre natural”, disse Yellen, durante coletiva de imprensa na Cúpula para um Novo Pacto de Financiamento Global, em Paris.
A secretária do Tesouro também disse que o Banco Mundial deveria desenvolver uma estrutura e princípios para o uso direcionado de recursos concessionais, de modo que “o financiamento para lidar com os desafios globais seja implantado onde terá maior impacto”. Ela ainda sugeriu a criação de um mecanismo para alocação de recursos adicionais para os países que buscam financiamento para enfrentar esses problemas.
Segundo Yellen, as três prioridades dos Estados Unidos para tratar na cúpula são: a evolução dos bancos de desenvolvimento multilateral junto à expansão de financiamento de qualidade; a promoção da estabilidade macroeconômica e sustentabilidade da dívida; e a mobilização de capital público e privado para grandes desafios.