Banco de investimento da UE abrirá filial no Brasil

(ANSA) – BRASÍLIA, 31 MAG – O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai abrir uma filial no Brasil, onde impulsionará projetos com foco nas energias renováveis, anunciou o vice-presidente da entidade, Ricardo Mourinho.   

“O Brasil tem um novo governo, com um novo ímpeto, que reconhece um conjunto de problemas que não era reconhecido até pouco tempo, como o desmatamento da Amazônia e a aposta nas energias renováveis”, afirmou o executivo ao jornal Valor Econômico.   

Mourinho comentou que o objetivo do BEI é trabalhar em prol do desenvolvimento “sustentável” e, para isso, tem em vista a assinatura de acordos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).   

A abertura da filial do BEI ainda não tem data definida, mas acontecerá no contexto da cúpula entre União Europeia e Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), prevista para julho.   

Em 2022, o BEI emprestou 1,7 bilhão de euros para a América Latina, sendo cerca de 700 milhões para o Brasil. (ANSA).