O Banco Central da Hungria cortou sua taxa básica de juros de 1,05% para 0,90%, novo recorde de baixa, em um esforço para impulsionar os preços e o crescimento econômico. A redução na taxa ocorreu pelo terceiro mês consecutivo, após retomar o seu ciclo de flexibilização em março. Além disso, o BC manteve a taxa de depósito no overnight em -0,05%. O BC da Hungria também reduziu sua taxa de empréstimo overnight, de 1,30% para 1,15%.

Em março, o BC húngaro surpreendeu ao cortar os juros, após manter as taxas durante sete meses seguidos. A taxa básica estava em 1,35% antes da redução de março e recuou de 7,0% em agosto de 2012, quando começou um ciclo de relaxamento monetário no país.

O corte desta terça-feira veio em linha com a expectativa dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. A taxa de depósito negativa foi adotada em março, o que fez da Hungria a primeira economia emergente a adotar taxa negativa.

A meta de inflação anual na Hungria é de 3% no médio prazo. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país, porém, desacelerou 0,2% no ano em abril. O florim forte atrapalha os esforços do banco central para atingir sua meta de inflação. Fonte: Dow Jones Newswires.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias