A Bancada Feminista, mandato coletivo do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo, decidiu denunciar o vereador Fernando Holiday (Novo), e seu assessor Lucas Pavanato, à CPI da Transfobia, por conta de um vídeo de teor transfóbico compartilhado pelos dois nas redes sociais.

“Não vamos aceitar transfobia na Câmara Municipal de São Paulo. A Bancada Feminista do PSOL, através de nossa covereadora Carolina Iara, fez uma denúncia formal contra o vereador Fernando Holiday à CPI que investiga crimes transfóbicos na cidade, que é presidida pela vereadora Erika Hilton e da qual nosso mandato coletivo também faz parte”, começa a nota da bancada.

Segundo a nota, “o conteúdo do vídeo mostra Lucas Pavanato à frente de uma notícia de jornal que fala sobre mulheres trans que problematizaram a negativa de mulheres bissexuais e lésbicas em se relacionarem com pessoas trans. O assessor Lucas disserta contra essa situação, dizendo que numa sociedade saudável isso não seria discussão, e que só existem dois sexos biológicos: masculino e feminino; ignorando assim cerca de 2% da população que é intersexo.

Além disso, ao final, Lucas arremata: ‘as feministas ficarão de qual lado: das mulheres ou dos HOMENS’, ainda dizendo que o sexo não pode ser forçado e as pessoas devem escolher com quem relacionar. Além de transfobia ao não reconhecer mulheres trans como do gênero feminino, nos chamando de homens, Lucas ainda associa nossa imagem ao estupro de mulheres, algo absurdo e que foge de qualquer discussão sobre religião ou liberdade de expressão. É puro discurso de ódio”.

Holiday compartilhou o vídeo de seu assessor em suas próprias redes sociais, ampliando a mensagem passada por Pavanato.

https://www.instagram.com/p/CVoLSyIMTQA/