Tecnologia & Meio ambiente

Ban Ki-moon e Bill Gates à frente de comissão do clima

Ban Ki-moon e Bill Gates à frente de comissão do clima

O ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o empresário americano Bill Gates em 26 de setembro de 2012 em Nova York - AFP/Arquivos

O ex-secretário-geral da ONU Ban Ki-moon e o bilionário Bill Gates serão os principais nomes de uma comissão internacional do clima que será lançada no próximo mês na Holanda, anunciou o governo holandês.

Esta comissão internacional vai trabalhar para “convencer os países de todo o mundo a adotar medidas de preparação contra as consequências da mudança climática”, afirma um comunicado do ministério holandês de Infraestruturas e Gestão da Água.

O anúncio do governo holandês acontece dois dias depois de importantes manifestações a favor do clima em várias cidades do mundo.

A comissão, que terá sede em Rotterdã, será dirigida por Ban Ki-moon, Bill Gates e a diretora do Banco Mundial, Kristalina Georgieva.

“Desejamos que a necessidade de ter que adaptar-se à mudança climática seja percebida em escala mundial”, declarou a ministra holandesa Cora van Nieuwenhuizen, idealizadora do projeto.

Em setembro de 2019 será apresentado um plano de ação que definirá o que os países devem fazer para proteger as zonas vulneráveis à mudança climática.

“Este anúncio do governo holandês é uma etapa crucial para obter mais atenção e mais avanços na adaptação ao clima”, reagiu Ban Ki-moon, citado no comunicado.

Ban Ki-moon, Bill Gates e Kristalina Georgieva devem participar em 16 de outubro de uma conferência que lançará oficialmente a comissão e durante a qual serão anunciados os demais integrantes.

Após a decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima, uma coalizão de países, cidades e empresas do país anunciou a intenção de cumprir as metas fixadas previamente por Barack Obama.

Milhares de representantes políticos, diretores de ONGs e empresas de todo o mundo se reunirão esta semana em San Francisco para a Cúpula Mundial de Ação Climática, uma gigantesca reunião destinada a reativar a mobilização a favor do Acordo de Paris.

Veja também

+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Honda apresenta a Rebel CMX1100 para bater de frente com a Harley-Davidson
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel