23/11/2022 - 21:18
A Balenciaga é conhecida por seus produtos polêmicos com design extravagante. Contudo, dessa vez, a marca passou dos limites. Na campanha de fim de ano, a empresa usou crianças segurando bolsas em formato de ursinho que vestiam apetrechos de fetiches sexuais como BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo, em português). Após várias críticas, a empresa se desculpou e tirou a campanha do ar nesta quarta-feira (23).
Internautas mais atentos perceberam, ainda, que algumas folhas de papel que compunham a cena de uma das imagens eram trechos de uma decisão da Justiça dos Estados Unidos no julgamento de um caso de exploração sexual infantil.
“Nós pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa que nossa campanha de fim de ano possa ter causado. Nossas bolsas de ursinho de pelúcia não deveriam ter sido exibidas com crianças nessa campanha. Nós imediatamente removemos a campanha de todas as plataformas”, escreveram eles no Instagram.
“Nós pedimos desculpas por mostrar documentos perturbadores na nossa campanha. Nós levamos esse assunto muito a sério e estamos tomando ações legais contra as partes responsáveis por criar o set e incluir itens não aprovados para o ensaio fotográfico da nossa campanha primavera 23. Nós condenamos vigorosamente o abuso de crianças de qualquer forma. Nós defendemos a segurança e bem-estar das crianças”, concluíram.
Após o caso, a Balenciaga arquivou todas as publicações de seu perfil no Instagram. Os internautas apontam a estratégia como uma forma de evitar comentários negativos em todas as publicações.
the brand “Balenciaga” just did a uh….. interesting… photoshoot for their new products recently which included a very purposely poorly hidden court document about ‘virtual child porn’
normal stuff pic.twitter.com/zjMN5WhZ0s
— shoe (@shoe0nhead) November 21, 2022
Jesus cristo esse rolê q saiu da campanha nova da balenciaga q foi banida, oq eles esperavam q fosse acontecer? quantas pessoas foram necessárias p autorizar o lançamento dessa campanha e NINGUÉM abriu a boca p falar q era problemático?
— 𝐕𝔞𝔩𝔢𝔫 (@valentinajac_) November 23, 2022
A balenciaga passou de todos os limites nessa campanha com crianças. que coisa nojenta. Sem entender o contexto já é repulsivo, quando vê que a “direção criativa” ainda colocou easter eggs sinistros fica criminoso. E ainda meteram um genérico “os responsáveis serão punidos (+)
— vitor ostrowski fontoura (@v_ostrowski) November 23, 2022
Fico imaginando no backstage da balenciaga “e se a gente fotografar crianças segurando ursos com objetos de bdsm? Sim sim vai ficar bom” Mds os cara não tinha UMA pessoa com consciência pra falar “não manas, perai”. MANA COM TODO RESPEITO, VOCÊS SÃO LOUCOS?
— Hæll (@tonnzin_) November 23, 2022