28/11/2022 - 18:27
Balenciaga divulgou um comunicado nesta segunda-feira (28) em que se responsabiliza pela campanha publicitária de produtos da marca que usou crianças e produtos com referências adultas, de fetiches e que foram apontadas como pedófilas.
“Nós gostaríamos de explicar as controvérsias sobre nossas campanhas mais recentes. Nós condenamos fortemente o abuso infantil; nunca foi nossa intenção incluir isso em nossa narrativa. As duas campanhas em questão refletem uma série de erros graves que a Balenciaga assume responsabilidade”, começa o documento, que foi publicado no Instagram e fechado para comentários.
“A primeira campanha, de presentes, mostrava crianças com as bolsas de ursinhos de pelúcia vestindo com o que alguns descreveram como roupas inspiradas pela prática BDSM. Nossas bolsas de ursinho e a coleção de presentes não deveriam ter sido apresentadas ao lado de crianças. Essa foi uma decisão errada da Balenciaga, combinado com a nossa falha em avaliar e validar imagens. A responsabilidade por isso fica somente com a Balenciaga”, ratificam.
Sobre a campanha que utilizou documentos que mostram uma decisão da Justiça dos Estados Unidos sobre um caso de exploração sexual da imagem de crianças, a empresa revelou que foi ludibriada pela produtora.
“Todos os itens desse ensaio foram providenciados por terceiros que confirmaram por escrito que os itens eram documentos falsos de escritório, que acabaram sendo documentos reais que provavelmente vieram de filmagens de novelas da TV. A inclusão desses documentos não aprovados foi resultado de uma negligência irresponsável pela qual a Balenciaga apresentou uma reclamação. Nós assumimos total responsabilidade pela nossa falta de supervisão e controle dos documentos no cenário e nós poderíamos ter feito as coisas diferente”, afirmou a empresa.
Gabriele Galimberti, profissional responsável pelas fotos, também pronunciou recentemente. “Não estou em condições de comentar as escolhas da Balenciaga, mas devo ressaltar que não tive direito de forma alguma a escolher os produtos, nem os modelos, nem a combinação dos mesmos”, escreveu ele. Kim Kardashian, que fez várias campanhas para a marca, disse que as imagens são “perturbadoras” e que está reavaliando a parceria
O site The Fashion Law afirma, ainda, que a Balenciaga vai processar a produtora da campanha em US$ 25 milhões (cerca de R$ 125 milhões). A empresa North Six, Inc. e seus agentes e designers estão sendo responsabilizados pelos danos causados. “Membros do público, incluindo a mídia, associaram Balenciaga falsa e horrivelmente com o assunto repulsivo e profundamente perturbador”, diz o documento.
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