Na última terça-feira (18), duas baleias jubarte foram encontradas mortas em praias dos litorais de São Paulo e Paraná. Um dos casos aconteceu na Praia Grande, no litoral paulista, enquanto o outro ocorreu na Ilha do Mel, no litoral paranaense.
Segundo o Instituto Biopesca de São Paulo, a baleia registrada em Praia Grande era fêmea, jovem, com 7,23 metros de comprimento e peso estimado de aproximadamente 5,5 toneladas. “Nesta época, as baleias jubarte vindas das áreas de alimentação, nas regiões polares como a Antártida, passam pela região a caminho de uma de suas áreas de reprodução, no litoral nordeste no Brasil. Alguns animais que acabam morrendo por diferentes causas, podem encalhar nas praias ao longo deste percurso”, disse Rodrigo Valle, médico veterinário e coordenador geral do Instituto.
O Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Paraná pontuou que a baleia encontrada na ilha possuía aproximadamente 13 metros de comprimento. O peso da baleia não foi divulgado.
De acordo com o UOL, desde o início do monitoramento, já foram registrados encalhes de 13 baleias da mesma espécie no estado do Paraná.