Mundo

Baleia no rio Sena, na França, está em estado grave

Baleia no rio Sena, na França, está em estado grave

Baleia orca nada no rio Sena, na França


Por Juliette Portala

(Reuters) – Uma baleia orca, que se desviou do oceano e começou a nadar no rio Sena, na França, neste mês, agora corre o risco de morrer, disse um pesquisador que monitora o mamífero à mídia local.

“Ela está em uma condição de risco de morte… seu estado de saúde é muito ruim”, disse Gerard Mauger, vice-presidente do Grupo de Estudos de Cetáceos Cotentin (GECC), segundo o site da televisão France 3.

A baleia não consegue encontrar comida suficiente no rio e a água doce está prejudicando cada vez mais sua saúde.

“É realmente complicado encontrar soluções para tentar fazê-la voltar para a água salgada”, disse Mauger, acrescentando que ajudar o animal corre o risco de estressá-lo.

A orca de 4 metros, identificada como macho, foi vista pela primeira vez no Sena em 16 de maio, entre o porto de Le Havre e a cidade de Honfleur, na Normandia, antes de viajar dezenas de quilômetros rio acima para chegar à cidade de Rouen.

As autoridades locais não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

Muriel Arnal, presidente da organização francesa de direitos dos animais One Voice, disse à Reuters que há uma necessidade urgente de resgatar a baleia.

Ela também observou que as orcas machos são “meninos da mamãe”, geralmente grudados em suas mães por toda a vida.

“Temos que ser rápidos”, disse Arnal, sugerindo que usar redes para guiar a orca seria menos estressante para o animal do que colocá-lo em uma barcaça.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4Q0MI-BASEIMAGE