Economia

Balanço da Oi mostra queda de faturamento em todas as linhas de negócio

O balanço da Oi referente ao terceiro trimestre de 2019 apresentou queda no faturamento de todas as suas linhas de negócio em comparação com o mesmo intervalo de 2018. As baixas ocorreram nos segmentos: residencial, que concentra telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura (-13,5%), mobilidade, onde está a telefonia móvel pré e pós-paga (-2,2%) e serviços prestados para empresas, no jargão B2B (-7,9%).

A Oi explicou que todos os segmentos continuam sendo impactados pela queda do tráfego de voz. Por outro lado, o crescimento da receita de dados do segmento de mobilidade, da receita de fibra ótica e de TI corporativa compensaram parcialmente essa queda. A tele informou ainda que sofreu uma queda de 6,2% na base de clientes, chegando a 55,191 milhões.

No segmento residencial, a base de clientes caiu 10,8%, para 13,532 milhões. A receita média por usuário (Arpu, na sigla em inglês) do segmento residencial foi de R$ 79,2, queda de 1,2%.

Houve queda na quantidade de clientes de telefonia fixa (-12,8%), banda larga (-9,7%) e TV por assinatura (-3,6%). A Oi reiterou que o plano de expansão da fibra ótica é a principal alavanca para a reversão da trajetória da receita do segmento residencial.

A companhia chegou ao fim do trimestre com 3,6 milhões de casas passadas com fibra. A meta é 4,6 milhões no fim de 2019 e 16 milhões no fim de 2021.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

No segmento de mobilidade, a base de clientes encolheu 4,8%, para 34,703 milhões. A baixa foi puxada pelas linhas pré-pagas, com redução de 11,8%. Já o setor pós-pago avançou 22,8%.

O Arpu móvel da companhia ficou em R$ 16,3 no trimestre, valor 1,2% superior. A Oi explicou que a retração do segmento de mobilidade deve-se ao processo de migração de voz para dados, à lenta recuperação econômica e às altas taxas de desemprego.

E no segmento corporativo, foi registrada alta de 2,1% no base de clientes. A recuperação econômica mais lenta é um dos fatores que vem retardando a recuperação do segmento, em especial na área de médias empresas, explicou a Oi.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+Iveco fornecerá 1.048 caminhões blindados 8×8 ao Exército Alemão
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!
+ Modelo e atriz italiana paga promessa e posta foto ‘só de máscara’ após vitória da Lazio
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel