O fim de semana será marcado por baixas temperaturas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com ocorrência de geadas em áreas mais elevadas, enquanto o Centro-Oeste enfrenta clima seco e baixa umidade do ar. É o que diz a previsão da Climatempo.
Previsão para sábado, 19
Para este sábado, 19, a frente fria permanece na costa da Região Sudeste até a altura do Espírito Santo. Não está descartada chuva fraca ou moderada no litoral norte capixaba e sul da Bahia.
Nas demais áreas da Região Sudeste, o tempo firme vai predominar com sol entre algumas nuvens. As temperaturas devem subir tanto na faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais, resultado: sensação de frio no Leste paulista e previsão de geada no extremo sul mineiro.
No Sul, a massa de ar polar garante tempo firme e frio pela manhã e pode ter geada em Campanha, no Oeste e missões no Rio Grande do Sul e Sul do Paraná.
No Centro-Oeste, haverá o predomínio de sol e temperaturas subindo de forma gradual no Mato Grosso do Sul, mas ainda fará frio no Sul do estado pela manhã. Mato Grosso e Goiás terão temperaturas mais elevadas durante a tarde e alerta para baixa umidade relativa do ar.
No Nordeste, o ar seco e quente vai continua predominando o interior, agreste e sertão, enquanto a costa leste permanece mais instável e com previsão de pancadas de chuva que podem ser moderadas desde Sergipe até Pernambuco.
No Norte, pancadas de chuva alternadas, com períodos de abertura de sol. Há risco de temporais no Norte de Roraima; no Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
+ Cone Sul sofre com onda de frio causada por massa de ar polar
Previsão para domingo, 20
Para o domingo, 20, a previsão é de temperaturas baixas no Sul e na faixa Leste do Sudeste, entre São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Não está descartada formação de geada em pontos mais elevados da Campanha no Rio Grande do Sul e, serra gaúcha e catarinense.
A frente fria atua em alto mar na altura do norte do Espírito Santo e sul da Bahia, e pode ter pancadas isoladas, mas moderadas.
Na costa Leste do Nordeste, entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, pancadas associadas a infiltração marítima podem ocorrer com até moderada intensidade.
No Centro-Oeste o sol vai predominar entre poucas nuvens entre Mato Grosso e Goiás. Mato Grosso do Sul terá tempo firme, mas com mais nebulosidade.
No Norte haverá pancadas alternadas, e não estão descartados temporais pelo Amapá, devido à Zona de Convergência Intertropical.
SP tem primeira quinzena mais fria dos últimos 10 anos
A primeira metade de julho de 2025 foi marcada por um frio atípico em São Paulo. De acordo com a Climatempo, o período registrou as temperaturas mais baixas em uma década, tanto nas manhãs quanto nas tardes da capital. Entre os dias 1º e 15 de julho, a temperatura máxima média ficou em 20,6 °C, bem abaixo da média histórica de 22,9 °C. Já as mínimas ficaram em 12 °C, também inferiores à média usual de 12,8 °C para o mês.
Durante esse intervalo, sete dias tiveram mínimas de 10 °C ou menos, algo que não ocorria desde julho de 2019. Além disso, seis tardes não passaram dos 20 °C, o que reforça a intensidade do frio.
O que provocou o frio intenso?
O fenômeno foi provocado pela passagem de diversas massas de ar polar, que chegaram ao Sudeste desde o fim de junho. Combinadas ao céu encoberto e à baixa radiação solar, essas massas impediram o aquecimento natural durante o dia.