Pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, apontam que baixa concentração de testosterona no sangue de pacientes homens internados com coronavírus é uma tendência de agravamento de casos da doença. As informações são do jornal O Globo.

Foram analisadas 152 amostras de material genético de pacientes adultos e crianças (entre homens e mulheres). 143 desses foram internados com Covid-19 no Hospital Barnes, na cidade de Saint Louis, no Missouri, entre março e maio de 2020. Dos 90 homens que tiveram amostras analisadas, 66 apresentaram quadro graves da doença e uma taxa de testosterona de 65% a 85% menor que os 24 homens que tiveram quadro moderado, no primeiro e terceiro dias de sintomas.

Segundo os pesquisadores, fatores de risco como idade, IMC e comorbidades não interferiram nesta diferença associada ao desenvolvimento severo da Covid-19. Na pesquisa, a taxa do hormônio em homens adultos é considerada baixa se houver até 250 nanogramas por decilitro. Homens com caso grave de Covid-19 apresentaram média de testosterona de 53 nanogramas por decilitro, enquanto aqueles com quadro moderado tinham concentração de 151 nanogramas por decilitro.