Tecnologia & Meio ambiente

Baía tailandesa popularizada pelo filme “A praia” fechada às embarcações

Baía tailandesa popularizada pelo filme “A praia” fechada às embarcações

Turista em Maya Bay, no sul da Tailândia - AFP/Arquivos

A paradisíaca baía tailandesa popularizada pelo filme “A praia”, estrelado por Leonardo DiCaprio, será fechada aos barcos por alguns meses para permitir a regeneração dos recifes de corais, danificados pela exploração turística.

As autoridades anunciaram nesta quarta-feira que “Maya Bay fechará a partir de junho por quatro meses” à entrada de embarcações, confirmou à AFP Worapoj Lomlim, chefe do Parque Nacional de Koh Phi Pho.

“Trata-se de regenerar o meio ambiente da baía, em particular os recifes de corais, danificados pelos navios e a superpopulação turística”, acrescentou.

“O fechamento não diz respeito aos turistas, mas aos barcoss”, insistiu, afirmando que durante este período a baía será acessível por terra, depois que os visitantes são desembarcados do outro lado da ilha.

Atualmente, há muitos barcos que transportam turistas para a baía, ansiosos para imortalizar com suas câmeras o lugar onde o diretor Danny Boyle filmou cenas de seu filme “A praia”.

A Tailândia recebe mais de 35 milhões de turistas por ano. É comum que as autoridades fechem o acesso a alguns locais precisamente para permitir que os recifes de corais se regenerem.

A baía de Maya será reaberta para os barcos em outubro, quando começa a alta temporada de turismo local.