O governo da Bahia encaminhou à Assembleia Legislativa, em caráter de urgência, o Projeto de Lei 25.915/2025 para permitir que a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) atue no mercado de capitais. A proposta altera a legislação de 1972 e autoriza a estatal a realizar investimentos em áreas diversas da cadeia mineral, como logística, transportes, equipamentos, insumos, conectividade e inteligência artificial.
O texto amplia o escopo de atuação da CBPM, permitindo que a empresa participe de todas as fases do ciclo mineral, desde a pesquisa até o descomissionamento de minas. A estatal também poderá se associar a pessoas físicas ou jurídicas com direitos minerários, além de firmar parcerias com entidades públicas, privadas, instituições financeiras, bolsas de mercadorias e futuros, e agências de fomento.
Outra mudança prevista é a alteração do nome da companhia para Companhia Baiana de Pesquisa e de Exploração Mineral, mantendo a sigla CBPM. O presidente Henrique Carballal celebrou o envio do projeto à Alba e afirmou que a iniciativa inaugura uma “nova era para a CBPM”. Com informações de Notícias de Mineração.