Vislumbrando brigar pelas primeiras posições do Brasileirão, Bahia e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela segunda rodada. Ambos chegam embalados após vitórias na estreia da competição.
O Bahia vive um momento positivo. O time comandado por Rogério Ceni estreou com vitória ao bater o Corinthians por 2 a 1, na Vila Belmiro, resultado que aumentou a confiança do elenco.
Antes disso, também mostrou força no Campeonato Baiano, ao vencer o Porto por 3 a 1, diante de sua torcida, reforçando o bom desempenho como mandante. Lidera o estadual com 100% de aproveitamento, somando 18 pontos em seis jogos.
O Fluminense, por sua vez, também largou bem no Brasileirão: no Maracanã, venceu por 2 a 1 o Grêmio. No Estadual, vem de triunfo importante no clássico diante do Botafogo, por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, resultado que deu moral ao time para a sequência da temporada. Lidera o Grupo A, com 12 pontos, e já está classificado às quartas de finais.
Com sete vitórias em sete jogos, o Bahia deve repetir a formação que entrou em campo na primeira rodada do Brasileirão. A única dúvida está no meio-campo, setor em que os volantes Caio Alexandre e Nicolás Acevedo disputam a titularidade.
O técnico Luís Zubeldía deve promover mudanças em relação ao time que bateu o Botafogo, mantendo o planejamento de rodízio. O lateral-direito Guga, o zagueiro Ignácio, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Facundo Bernal, o meia Lima e o atacante Santi Moreno devem ser substituídos por Samuel Xavier, Jemmes, Renê, Nonato, Lucho Acosta e Kevin Serna, respectivamente.
O volante Hércules e o atacante Soteldo treinaram com o restante do elenco e podem ser novidades no banco de reservas. Eles se lesionaram no final do ano passado e ainda não estrearam nesta temporada, mas estão recuperados e vivem a expectativa de retornar em breve.
Zubeldía vem modificando a escalação tricolor a cada compromisso visando evitar o desgaste dos atletas e para ‘aproveitar a profundidade’ do elenco. O treinador destacou a importância do rodízio neste início de temporada visando fortalecer o grupo e manter todos focados na busca pelos objetivos ao longo do ano.
“É importante ter jogadores para mudar a cada jogo. Temos a possibilidade de fazer cinco mudanças, isso fortalece a equipe. Ao longo da temporada, daremos mais continuidade a ‘um time’. No início da temporada, acho que fazer um rodízio é a melhor opção. Há outros jogadores que ainda não puderam ser utilizados. Nós temos um grupo e estamos focados para conquistar os objetivos”, disse Zubeldía.
Prováveis escalações
Bahia: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Nicolás Acevedo (Caio Alexandre), Jean Lucas e Éverton Ribeiro; Ademir, Willian José e Erick Pulga. Técnico: Rogério Ceni.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Jemmes, Freytes e Renê; Martinelli, Nonato e Lucho Acosta; Canobbio, John Kennedy e Kevin Serna. Técnico: Luís Zubeldía.
Onde assistir?
A partida entre Bahia e Fluminense, no Arena Fonte Nova, será transmitido pelo SporTV e Premiere.