Bagatela sobre abominável lorota

O problema principal do PSDB não é José Serra e nem mesmo Aécio Neves. Ambos foram delatados em gravações, mas nenhum dos dois é sequer réu. O pior indicio de deterioração das bancadas federais do PSDB em relação às da legislatura passada é a relutância delas em fechar questão pela aprovação da reforma da previdência. Reforma, diga-se de passagem, modestíssima, que obrigará o Congresso a retomar a questão dentro de alguns anos.

+ Mourão, sobre ser vice de Bolsonaro em 2022: ‘Estou trabalhando para isso’

Se dependesse de mim, Aécio Neves sairia do partido, mas atenção, o que há contra ele é uma afirmação do Joesley de que ele teria pedido dois milhões (supostamente para pagar advogados). Ele não é sequer réu. Auto-impor-se um ostracismo de pelo menos quatro anos seria para ele uma saída honrosa e uma forma de reduzir os danos que suas atitudes recentes vêm causando ao partido.

Agora vejamos o outro lado. Desde o primeiro mandato de Lula, o PT passou pelo governo como uma manada de elefantes num milharal. Comeu tudo o que conseguia. Aí veio dona Dilma Rousseff e Guido Mantega, cuja ignorância em economia dispensa comentários, e arrastaram o País para uma recessão de três anos. Quantos influentes ex-próceres petistas estão no xadrez, é uma conta que eu até já perdi. Mas o que mais se ouve, principalmente nas redes sociais, é que os partidos são todos iguais. Se bobear, dirão que o PSDB é o pior de todos.

Nessa linha de avaliação, ele seria tão desprovido de um perfil programático quanto os demais. Eis aí uma afirmação rigorosamente falsa. Quem reexaminar com seriedade o retrospecto histórico haverá de convir que o governo Fernando Henrique controlou uma série de super-inflações que já durava 33 anos, reestruturou o sistema financeiro através do PROER, deu inicio às privatizações, peça-chave da reforma do Estado, e reorientou o gasto educacional no sentido do ensino básico e recuperou a credibilidade internacional do Brasil.

Considero, pois, absolutamente falsa a logorreia de que os atuais partidos sejam “iguais”, ou seja, igualmente corruptos, oportunistas e incompetentes. Estão sendo “igualados” por baixo, isso sim, por uma parcela dos cidadãos que pensa a política com o fígado e se assume uma autêntica atitude de avestruz, recusando-se a lembrar os fatos, mesmo os mais recentes.

Desde o primeiro mandato de Lula, o PT passou pelo governo como uma manada de elefantes num milharal. Comeu tudo o que conseguia

Veja também

+ MasterChef: mesmo desempregado, campeão decide doar prêmio

+ Ford anuncia local e investimento de US$ 700 milhões em fábrica que criará F-150 elétrico

+ Hubble mostra nova imagem de Júpiter e sua lua Europa

+ RJ: tráfico promete caçar quem gravou equipe do Bravo da Rocinha: ‘Vai morrer’

+ Após morte de cachorro, Gabriela Pugliesi adota nova cadela

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

+ Senado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro

+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões

+ O que é pior para o seu corpo: açúcar ou sal?

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2020 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.