BAFTA 2026: saiba por que ‘Guerreiras do K-Pop’ ficou de fora das indicações

Apesar do destaque no Oscar 2026, animação ficou fora do Bafta por não cumprir regras de exibição nos cinemas do Reino Unido

Guerreiras do K-Pop
Guerreiras do K-Pop Foto: Reprodução/Netflix

Mesmo após garantir duas indicações ao Oscar 2026, a animação ‘Guerreiras do K-pop’ não apareceu entre os indicados ao Bafta 2026, cuja lista foi divulgada na última terça-feira, 27. A ausência chamou a atenção de parte do público, mas a explicação está ligada às regras da premiação britânica.

A Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão já havia esclarecido anteriormente que o filme não poderia concorrer ao prêmio de Melhor Animação por não cumprir os critérios de exibição exigidos no Reino Unido. Isso porque o título teve lançamento exclusivo em plataformas de streaming, sem estreia regular nos cinemas.

A Netflix chegou a tentar reverter a decisão com base em uma exceção prevista no regulamento do Bafta, que permite, em situações consideradas extraordinárias, a inscrição de produções distribuídas por formatos alternativos. Ainda assim, o pedido não foi aceito.

Embora o longa tenha tido exibições em salas de cinema britânicas, elas ocorreram apenas em sessões especiais, meses depois da estreia online. Para a Academia, o filme não atingiu o mínimo exigido de dez sessões comerciais realizadas ao longo de pelo menos sete dias no país. Com isso, a animação ficou oficialmente fora da disputa.

Dessa forma, apenas “Elio”, “A Pequena Amélie” e “Zootopia 2” seguem na corrida pelo prêmio de Melhor Animação no Bafta 2026. A cerimônia está marcada para o dia 22 de fevereiro, em Londres. A lista completa de indicados já pode ser conferida.