Uma megaoperação da Polícia Civil intitulada “Saigon” cumpriu nesta sexta-feira uma série de mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão no bairro de Águas Claras, em Salvador (BA). O resultado da ação foi a prisão de 15 suspeitos e a morte de seis homens em confronto com as autoridades.

+ MG: bandido especializado em furtar acordeons de idosos é preso pela polícia

Resumo:

  • Operação Policial remanejou todos os indiciados para o DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa);
  • Equipes da Polícia Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal estiveram envolvidas na ação;
  • Devido à onda de violência, escolas da região suspenderam aulas e o transporte público foi desviado.

De acordo com as autoridades, uma das lideranças do tráfico de drogas do bairro, Eduardo dos Santos Cerqueira, conhecido como “Firmino”, foi morto durante a operação. Ele é apontado como um dos mandantes de diversos homicídios ocorridos na região. Outro investigado que resistiu à força policial e morreu foi Gilmar Santos Lima, apelidado de “Capenga”.

Segundo a polícia, o homem ostenta uma extensa ficha criminal, com passagens por tráfico de drogas e homicídio. A mãe de “Capenga” foi encontrada com entorpecentes e uma quantia de R$8 mil. A mulher do procurado estava armada no momento em que foi achada pela polícia.

Todos os integrantes da facção criminosa levados sob custódia foram encaminhados para a sede do DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), onde ficarão à disposição do Poder Judiciário.

A operação envolveu equipes de vários departamentos da Polícia Civil, além de diversas unidades da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Por conta da onda de violência, as escolas da região suspenderam as aulas hoje por conta da sensação de insegurança no bairro e o transporte público foi desviado.