15/09/2023 - 10:23
O policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida e outros quatro suspeitos morreram em confronto durante a Operação Fauda contra uma facção, realizada na manhã desta sexta-feira, 15, no bairro de Valéria, em Salvador (BA). De acordo com as autoridades, alguns criminosos encontram-se escondidos em uma mata fechada da região.
À ISTOÉ, a Polícia Civil confirmou a morte do agente federal. Ele, que era lotado no GPI (Grupo de Pronta Intervenção) da Bahia, chegou a ser socorrido e levado ao HGE (Hospital Geraldo Estado), mas não resistiu. Além disso, o policial Vockton Carvalho Freire foi ferido no rosto por estilhaços de um disparos e precisou ser levado para a mesma unidade hospitalar, onde passou por cirurgia em um dos olhos. Já os quatro suspeitos de integrarem a facção foram atingidos e não resistiram.
A PF lamentou a morte de Lucas e o diretor-geral substituto da corporação, Gustavo Paulo Leita de Souza, decretou luto oficial de três dias.
Por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), o ministro da Justiça, Flávio Dino, prestou sua solidariedade aos agentes atingidos durante a operação e ressaltou que o diretor-geral da PF em exercício, o delegado Gustavo Souza, se deslocada à Bahia para acompanhar de perto os fatos.
A Operação Fauda tem como objetivo combater uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos na região. Para isso, participam, ao todo, 100 policiais de unidades ordinárias e especializadas das forças federais e estadual.
Durante a ação, os agentes apreenderam dois fuzis calibre 5.56, duas pistolas de 9mm, carregadores, munições, rádios comunicadores e roupas de camuflagem.
Na área de mata fechada, foram localizados carregadores e munições abandonados. Policiais do Graer (Grupo Aéreo) da Polícia Militar avaliam possíveis rotas de fuga e repassam as informações para as equipes terrestres.