O cozinheiro David Peregrina Capó, de 53 anos, morto dentro do próprio restaurante em Porto Seguro (BA), na última sexta-feira, 24, veio ao Brasil fugindo da Justiça espanhola por fraude. Ele teria se envolvido em um esquema que desviou cerca de dois milhões de euros (cerca de R$ 10,7 milhões) permitindo a concessão de empréstimos hipotecários falsos entre 2003 e 2004. As informações são do jornal espanhol Diario de Mallorca.
+ BA: casal de cozinheiros é encontrado morto dentro do próprio restaurante
Entenda o caso:
- De acordo com a Polícia Civil da Bahia, o cadáver de David Capó estava na cozinha do restaurante e o da esposa dele, Érica da Silva Santos, foi localizado no quintal da propriedade, ambos com marcas de tiros;
- O restaurante, conhecido como Ilha dos Ribeirinhos, fica em uma ilha às margens do Rio Buranhém e atende turistas que navegam de barco pela região, tendo vagas limitadas e atendimento personalizado;
- As autoridades afirmaram que ainda buscam entender as circunstâncias do crime, a autoria e a motivação para tal delito.
O cozinheiro assassinado foi diretor de uma sucursal de uma agência bancária no início dos anos 2000, e teria combinado com o proprietário de uma imobiliária, uma trama para um golpe de larga escala, onde pessoas teriam sido contratadas para assinar hipotecas como uma fachada para desviar dinheiro.
O espanhol fugiu para o Brasil após ser investigado pelas autoridades do país europeu, mas em 2012 ele teria retornado ao país e sido condenado a três anos de prisão, além de outros 33 meses por mais um delito cometido enquanto estava na Espanha. Na outra ocasião, David Capó teria praticado um golpe contra o restaurante em que trabalhou no ano de 2011.