O Ministério Público da Bahia deu o prazo de cinco dias úteis para que o grupo Carrefour apresente as imagens das câmeras de segurança nas quais mostram um casal, identificado apenas como Jeremias e Jamile, sendo agredido na área externa de uma unidade, localizada ao lado do Shopping Salvador Norte, no bairro São Cristóvão, em Salvador (BA). Além disso, o órgão o fornecimento das qualificações dos funcionários supostamente envolvidos no caso.

Resumo:

  • Um casal foi brutalmente agredido na área externa de uma loja do Carrefour;
  • As imagens viralizaram rapidamente nas redes sociais;
  • Agora a Promotoria investiga suposto crime de racismo.

No dia 5 de maio deste ano, se espalharam pelas redes sociais as imagens do casal sendo agredido após confessar que havia furtado dois pacotes de leite em pó porque precisava levar para a filha.

Jamile levou tapas no rosto e, ao tentar se defender, o agressor disse: “Tire a mão sua desgraça”. Já Jeremias foi brutalmente agredido com socos.

O requerimento feito pelo MP-BA integra o processo aberto na última terça-feira (9) pela Promotoria, que investiga a suposta ocorrência de crime de racismo. “O procedimento está em andamento e as medidas que serão tomadas após a análise das imagens serão divulgadas à sociedade no momento oportuno”, informou o órgão por meio de nota enviada à IstoÉ.

O grupo Carrefour informou ao portal que segue colaborando com as autoridades e reforçou que registrou um boletim online na 12ª Delegacia Territorial (Itapuã) após ter conhecimento do caso. “Ainda entregamos as imagens das câmeras de segurança para a Polícia Civil para que o ocorrido seja investigado e os responsáveis punidos. O mesmo será feito com o Ministério Público e outras autoridades”, acrescentou.

O Carrefour ressaltou que, no vídeo, “é possível identificar que o agressor tem uma tatuagem na mão. No avanço das nossas investigações internas, apuramos que nenhum profissional direto ou indireto que atua na unidade tem essa tatuagem”.

Mesmo assim, a liderança e equipe de prevenção foi desligada da empresa.