Joaquim Neto, prefeito de Alagoinhas, na Bahia, reduziu o próprio salário em 25% em meio à pandemia do novo coronavírus. No entanto, cerca de três semanas após o feito, ele nomeou a esposa, Carla Reis Cruz, para o cargo de secretária de Comunicação municipal na última segunda-feira (4).

Em nota, a prefeitura afirmou que a nomeação de Carla Reis não foi uma medida compensatória relacionada ao corte no vencimento do prefeito, conforme apuração do G1.

“O prefeito Joaquim Neto reduziu seu próprio salário em 25%, como contribuição pessoal ao pacote de redução de despesas que foi adotado pela Prefeitura nesse período de crise na economia por conta do coronavírus. A prefeitura informa que o cargo de secretário de Comunicação (Secom) estava vago. A função estava sendo exercida, interinamente, pelo titular da pasta da Secretaria de Governo (SEGOV), ou seja, havia um acúmulo de funções na gestão”.

Diário Oficial (Crédito:Reprodução Diário Oficial de Alagoinhas)

Na nota, a prefeitura de Alagoinhas afirma que não existe impedimento legal para a nomeação de Carla Reis, que terá salários de aproximadamente R$ 12,5 mil como secretária.

Formanda em Ciências Contábeis, a esposa do prefeito possui afinidade com a área, de acordo com a nota divulgada pela prefeitura.

“A nova secretaria possui nível superior e apesar de a formação não ser especifica, possui grande afinidade com a área e conta com uma equipe técnica qualificada para dar todo o suporte na condução do trabalho. Todas os secretários que estão acumulando funções na Prefeitura serão individualizados nas suas pastas para uma maior efetividade e dedicação da gestão, no enfrentamento à pandemia”, diz o posicionamento da prefeitura.