ROMA, 6 FEV (ANSA) – Uma pesquisa divulgada na Itália apontou que o azeite de oliva extra virgem está presente nos carrinhos de compras de 96% dos consumidores do país, principalmente por representar um “bem social” e ser considerado um ingrediente essencial.
De acordo com o levantamento do Observatório Nomisma-Sol2Expo, 36% das pessoas ouvidas consideraram o azeite um aliado saudável para se consumir com vegetais, peixes e até mesmo frutas. Além disso, as palavras mais associadas pelos italianos ao azeite foram “saúde”, “sustentabilidade”, “natureza”, “qualidade”, “bem-estar” e “benefício”.
Em outro recorte, o estudo revelou que a compra do azeite extra virgem vem sendo cada vez mais motivada pelas indicações de origem da fabricação. Esse fator é considerado importante para quatro em cada 10 consumidores atentos com a procedência do Made in Italy.
Com mais de quatro mil lagares ativos, a Itália é um dos principais produtores de azeite de oliva no mundo. Nos primeiros 10 meses de 2024, as exportações de azeite de oliva extra virgem italiano registraram um crescimento de 52,5% em valor, atingido por volta de 2,1 bilhões de euros.
A nação exporta o produto para 160 países diferentes, porém, mais de 60% das exportações italianas de azeite de oliva extra virgem estão concentradas entre os Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá e Japão. (ANSA).