Aymeric celebra a música brasileira no coração da Avenida Paulista

Cantor francês apresenta show especial no Teatro Gazeta com clássicos da MPB em versões bilíngues já conhecidas e viralizadas nas redes sociais

Mari Marques
Dono de uma voz suave e de uma personalidade marcante, Aymeric vem se destacando na cena cultural paulistana Foto: Mari Marques

Quando Aymeric chegou ao Brasil, já trazia na bagagem um caso de amor declarado com a música brasileira. Dono de uma voz suave e de uma personalidade marcante, Aymeric vem se destacando na cena cultural paulistana e, agora, ganha seu maior palco: no dia 6 de junho, às 20h30, o cantor e compositor francês apresenta o show “Chanson do Brasil” no Teatro Gazeta, em São Paulo.

É com charme francês e alma tropical que Aymeric revisita e homenageia grandes nomes da MPB em versões em francês, sem abrir mão da emoção original.

“Eu só faço versões de músicas que eu gosto muito, letra e música. Tem tantas canções brasileiras lindas! As que escolho, quero mostrar para o mundo. Também é um jeito de conhecer a MPB a fundo, é como abrir o capô de um carro, desmontar, remontar, pesquisar sobre a letra, a gênese da canção”, explica o artista que estará acompanhado de músicos que enriquecem, ainda mais, a apresentação.

Para este show, o público pode aguardar versões de canções como “Evidencias”, “Detalhes”, “Anunciação”, “Asa Branca”, “Chega De Saudade”, “Caça e Caçador” e “Se”, entre muitas outras – algumas, até já viralizadas nas redes sociais e repercutidas por artistas como Chitãozinho e Xororó, Chico César, Fábio Jr., Peninha e Barão Vermelho, que repostaram as versões.

“Fazer essas versões me ajudou a me tornar um autor também em língua portuguesa”, afirma o cantor, que também apresentará suas canções autorais, além de clássicos da música francesa como “La Bohème”, “La Vie en Rose”, “Ne me quitte pas”, “Je Veux” e “Quelqu’un m’a dit”.

‘Amor à primeira escuta’

A conexão de Aymeric com a música brasileira nasceu antes mesmo de saber falar português. “Foi amor à primeira escuta”, diz ele, relembrando os tempos em que uma ex-namorada franco-brasileira o apresentou à Bossa Nova, Tom Jobim e Chico Buarque.

Hoje, casado com uma brasileira e morando há 14 anos no país, ele afirma com orgulho: “Quando consegui entender as letras e tocá-las, foi amor eterno”.

Durante a pandemia, os vídeos de Aymeric nas redes sociais, muitos em francês, viralizaram entre fãs de música e seguidores curiosos com sua sonoridade inusitada.

“O choque de ver todos os meus shows cancelados me levou a fazer lives diárias por três meses. Foi quando o público começou a me pedir músicas brasileiras — e eu comecei a mergulhar nelas todos os dias”, relembra. Desde então, suas versões bilíngues alcançaram milhares de visualizações.

‘Maior plateia’

Consolidado com o público nas redes sociais e com renomados palcos no currículo, a apresentação de Aymeric no Teatro Gazeta será mais que uma apresentação, mas um marco emocional e artístico.

“É a maior plateia da minha carreira até agora. Quem me viu nos bares de São Paulo vai se emocionar. Quem chegar agora vai encontrar um trabalho pronto para virar disco”, adianta.

Para ele, o espetáculo será também uma chance de reencontro com fãs e amigos que o acompanharam desde o início, uma declaração de amor — não apenas à música, mas ao país que escolheu como lar. “Mais que um show francês, será a história de um francês apaixonado pelo Brasil, que vem contar e cantar de onde vem e para onde vai. Com vocês”, finaliza.