AWS prepara novo pacote de aplicações de IA

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

AWS prepara novo pacote de aplicações de IA

AWS prepara novo pacote de aplicações de IA

A AWS está preparando um novo pacote de aplicações de IA, de acordo com reportagem do Business Insider (paywall). O artigo afirma que o plano seria lançar uma solução chamada Q Business Suite (QBS), que unificaria aplicações de IA generativa e business intelligence – como QuickSight (dataviz), Q Business (chatbot com IA) e Q Apps (criação de apps com IA) – em uma só interface.

Segundo fontes próximas ao projeto ouvidas pelo BI, a proposta da QBS é ser uma central de acesso a dados e automações, conectando também aplicativos como Excel, Salesforce e Asana. No fim das contas, o objetivo seria facilitar a geração de relatórios, envio de e-mails e execução de tarefas com apoio de IA — tudo em uma só interface.

De acordo com o Business Insider, o QBS seria uma nova tentativa da AWS de conquistar espaço no mercado de SaaS, onde ainda enfrenta dificuldades para competir com rivais como Microsoft e Google. O BI diz ainda que a AWS estuda um nome mais marketeiro para o QBS, que pode se chamar Quick. O projeto pode ser anunciado oficialmente ainda neste mês de julho, segundo a publicação.