Em vitória do multicloud, AWS e Google simplificam conexão entre suas nuvens

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Em vitória do multicloud, AWS e Google simplificam conexão entre suas nuvens

Nova solução estabelece conexão privada e de alta velocidade entre as duas plataformas

Em vitória do multicloud, AWS e Google simplificam conexão entre suas nuvens

Nesta segunda-feira (2), AWS e Google Cloud anunciaram uma nova ferramenta que promete facilitar bastante a troca de dados e aplicações entre suas nuvens. A nova solução de rede cria uma conexão privada e de alta velocidade entre as plataformas de nuvem do Google e da AWS, o que permite que os dados sejam transmitidos de forma mais rápida e segura.

A nova solução integra os serviços AWS Interconnect e Google Cloud Cross-Cloud Connect, e tenta pelo menos minimizar uma antiga queixa de empresas que usam serviços de nuvem: a dificuldade em transferir aplicações e dados de um provedor para outro.

Atualmente, empresas que precisam mover seus dados entre nuvens têm que “se virar nos 30” para fazer a operação de forma privada e segura, contratando soluções específicas para isso ou desenvolvendo internamente, em processos que podem demorar meses. Isso cria muitas dificuldades para que essas empresas estabeleçam uma estratégia multicloud mais eficaz.

Além de resolver um problema que incomoda muitos de seus clientes, a nova solução também é uma forma de diminuir as queixas de anticompetitividade. Em alguns países, como no Reino Unido, há investigações contra empresas de cloud por supostas práticas anticompetitivas, o que incluiria a dificuldade imposta a seus clientes para mover dados de uma nuvem para a outra.

O padrão usado por AWS e Google Cloud para a nova solução de conectividade é aberto, e pode ser usado por outros provedores de nuvem. A AWS anunciou que a nuvem Azure, da Microsoft, deve adotar a solução em breve.