Geral

Avistar sucuris será algo cada vez mais comum, explica biólogo

Crédito: Fernando Brito

O fenômeno de avistar sucuris pode se tornar algo cada vez mais comum. De acordo com o biólogo Pedro Favareto, a situação pode acontecer diante do aumento das queimadas. As informações são do portal G1.

Na última terça-feira (24), o administrador de uma fazenda filmou uma sucuri de cerca de 10 metros seguindo pela vegetação queimada até um brejo. O flagra foi feito em Morro Agudo, na região de Ribeirão Preto, em São Paulo.


De acordo com o biólogo, a destruição do habitat natural dos animais, que foi causada pelo fogo, leva as cobras a procurarem novos locais para conseguir sobreviver.

“Infelizmente, neste momento, estamos nos deparando com elas pela destruição do habitat. A exemplo do que aconteceu no vídeo, ela está buscando recursos em outro local. Você percebe pela cena, uma cena triste, ela andando sobre a vegetação queimada, justamente na busca de um ambiente adequado para poder sobreviver”, disse ao G1.

A prefeitura decretou estado de calamidade por conta das queimadas. Por conta do vento, do calor e do tempo seco, a propagação das chamas acontece de forma mais forte. Para Favareto, o animal só conseguiu escapar do fogo porque já estava na água quando ele começou.