O avião ecológico Solar Impulse 2, uma aeronave alimentada exclusivamente com a energia procedente do Sol, retomou a viagem de volta ao mundo ao decolar nesta segunda-feira de San Francisco, na Califórnia, com destino a Phoenix, no Arizona, sudoeste dos Estados Unidos.

O Solar Impulse 2, pilotado pelo suíço André Borschberg e que havia pousado em San Francisco em 24 de abril procedente do Havaí, decolou às 5H00 locais (9H00 de Brasília) e deve completar o percurso até Phoenix, de pouco mais de 1.150 quilômetros, em 16 horas e 20 minutos.

Esta etapa é bem mais curta que a anterior, quando o outro piloto edo avião, o também suíço Bertrand Piccard, voou durante 60 horas consecutivas, com direito apenas a pequenos cochilos de 20 minutos intermitentes.

A travessia do Pacífico, realizada em duas etapas, representou até o momento a parte mais perigosa da volta ao mundo do Solar Impulse 2, especialmente pela distância entre os locais de pouso em caso de problemas.

Depois de iniciar a missão em Abu Dhabi, o Solar Impulse 2 teve que fazer uma longa parada técnica, de quase 10 meses, no Havaí para reparar as baterias abaladas por um calor excessivo durante a primeira parte da travessia do Pacífico a partir do Japão.

Para alcançar Phoenix, André Borschberg voará sobre o deserto de Mojave.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

bdx/fp


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias