O avião Solar Impulse 2 enfrentou turbulências nesta quarta-feira ao sobrevoar os Açores, território português, durante sua viagem sobre o Atlântico, na 15ª etapa da sua volta ao mundo, tendo a cidade espanhola de Sevilha como próximo destino.

A aeronave, que pode voar durante a noite graças à energia solar armazenada ao longo do dia, completou na quarta-feira de manhã 76% do seu trajeto de 6.000 km entre a América e a Europa, o segundo mais longo de uma volta ao mundo inédita usando energia solar como único combustível para promover as energias renováveis.

“Me sinto cansado após 44 horas de voo, devo enfrentar um pouco de turbulência sobre as ilhas Açores”, escreveu no Twitter o piloto suíço Bertrand Piccard, quando se aproximava do arquipélago português.

O Solar Impulse 2 iniciou seu voo na segunda-feira em Nova York, às 02h30 locais, e depois sobrevoou a costa leste dos Estados Unidos e a província canadense de Nova Escócia.

O avião deve aterrizar na manhã de quinta-feira no aeroporto de Sevilha, no sul da Espanha.

O voo pode ser acompanhado em tempo real, graças às câmeras instaladas dentro da cabine, na cauda e nas asas da aeronave.

Os internautas puderam ver o amanhecer sobre o Atlântico e o momento em que o piloto, vestido de laranja, falou com o centro de comando do avião em Mônaco.

“Não vão acreditar em mim, mas à minha direita vejo um iceberg no oceano Atlântico. Olhem!”, relatou Piccard horas antes no Twitter.

No site do Solar Impulse, as informações sobre a travessia, como o tempo de voo, a distância percorrida, a altitude e o estado das baterias, são atualizadas em tempo real.

Conseguir o impossível

Piccard, 58 anos, se reveza com o compatriota André Borschberg, 63, no comando do Solar Impulse 2, um avião de quatro hélices movidas pela energia fornecida por suas 17.000 células fotovoltaicas, instaladas nas asas.

Borschberg foi o responsável por conduzir a aeronave durante a etapa de 6.437 quilômetros sobre o Pacífico ocidental, na qual foi batido o recorde de voo ininterrupto mais longo da história.

No Havaí, o avião teve que fazer uma longa escala técnica de quase 10 meses para consertar algumas baterias, atrasando o cronograma inicial, que previa que a volta ao mundo seria realizada em cinco meses.

O Solar Impulse 2 começou sua viagem, cuja distância total é de 35.000 km, em 9 de março de 2015 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Depois, fez escalas na Índia, Birmânia, China e Japão.

Após cruzar o Pacífico e fazer a escala técnica no Havaí, a aeronave continuou o seu voo pelos Estados Unidos, passando por San Francisco, Phoenix, Tulsa, Dayton, Lehigh Valley e Nova York.

Depois de sobrevoar a Europa e o Oriente Médio, o Solar Impulse 2 deve retornar ao seu ponto de partida, Abu Dhabi.

A envergadura das asas do Solar Impulse 2 é igual à dos maiores aviões comerciais (63,4 metros), embora o seu peso seja de apenas 1,5 tonelada, o equivalente a uma caminhonete, o que faz com que a aeronave seja muito sensível a turbulências.

A pequena cabine despressurizada de 3,8 metros cúbicos é equipada com tanques de oxigênio para permitir que os pilotos respirem.

“O Solar Impulse quer demonstrar que as tecnologias apropriadas podem permitir conquistar o impossível”, afirma o site do projeto.

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