Uma aeronave da Gol que decolaria do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Vitória (ES) ficou presa no asfalto da pista de taxiamento e não conseguiu realizar o voo na tarde da última sexta-feira, 8.

+PF investiga chegada em massa de vietnamitas ao Aeroporto de Guarulhos

Os passageiros tiveram que desembarcar do avião, que foi rebocado pelos operadores de pista do aeroporto. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o canal Golf Oscar Romeo, que realiza transmissões ao vivo do aeroporto de Congonhas no YouTube, às 17h30 de ontem, o piloto do voo da Gol acionou a torre de controle de Congonhas para questionar se havia algum pneu da aeronave esvaziado e saber se algum outro avião estava atrás dele na hora da decolagem.

“Acho que estamos presos em um buraco”, avisou o comandante.

A torre chegou a ter contato com outra aeronave, da Azul, para entender o problema. Mas o comandante respondeu que não enxergava nenhum problema adiante.

Ainda assim, o piloto da GOL seguiu questionando: “A gente está colocando potência e não sai do lugar”, disse. Em seguida, o comandante confirmou que precisaria de ajuda para retirar a aeronave do lugar.

As rodas traseiras do trem de pouso do avião ficaram presas no asfalto, que esfarelou-se e travou as rodas da aeronave no solo. Os passageiros do voo tiveram de descer do avião ainda na pista, por meio de uma escada na porta dianteira.

Em nota, a concessionária que administra Congonhas, a Aena, afirmou que uma das pistas de taxiamento do aeroporto sofreu uma desagregação do pavimento, impedindo a movimentação da aeronave da Gol.

“A aeronave já foi retirada do local e a as operações seguem sem grande impacto, utilizando outra pista para taxiamento, acesso e saída da pista de pouso e decolagem principal”, afirmou a concessionária.

A Aena não confirmou quando o asfalto será reparado e o que provocou o afundamento da aeronave da Gol no solo.

De acordo com a Gol, os passageiros embarcariam em outro avião da companhia aérea, sem mais problemas.