Um avião militar de carga turco proveniente do Azerbaijão caiu nesta terça-feira (11) no leste da Geórgia com 20 pessoas a bordo, informou o Ministério da Defesa da Turquia.
“Foram iniciadas operações de busca e resgate em coordenação com as autoridades do Azerbaijão e da Geórgia”, indicou o Ministério em um comunicado. Posteriormente, as autoridades turcas informaram que havia 20 pessoas a bordo, incluindo a tripulação.
O C-130 Hércules decolou do Azerbaijão em direção à Turquia e caiu no leste da Geórgia, perto da fronteira entre esses dois países do Cáucaso.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, informou em um discurso que estão trabalhando para chegar ao local onde a aeronave caiu.
“Que Deus tenha misericórdia de nossos mártires”, acrescentou em declarações divulgadas pela agência estatal Anadolu.
O Ministério turco pediu à imprensa para “não publicar imagens” do acidente. Vários vídeos que supostamente mostram o momento do acidente começaram a circular no X.
Dois vídeos gravados de diferentes locais mostram a mesma aeronave caindo em queda livre e deixando um rastro de fumaça ao passar, antes de cair.
O Ministério do Interior da Geórgia indicou que o acidente ocorreu na região de Sighnaghi, no leste da Geórgia, cerca de cinco quilômetros após cruzar a fronteira.
“Foi aberta uma investigação”, acrescentou em um comunicado, no qual prometeu publicar em breve “informações detalhadas sobre o incidente”.
bur-ach/rba/sag-an/mb/fp/aa/dd