Um avião de transporte militar russo Il-76 caiu nesta quarta-feira, 24, na região de Belgorod, fronteira com a Ucrânia, anunciou o Ministério da Defesa russo, segundo agências de notícias locais.

De acordo com as autoridades locais, a aeronave transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos, seis tripulantes e três outras pessoas, quando caiu. Todos morreram. Não houve informações imediatas sobre a causa do acidente que ocorreu por volta de 11h em Moscou (5h em Brasília).

Imagens que seriam da queda do avião mostram uma bola de fogo seguida de uma a enorme coluna de fumaça preta e espessa no local do acidente.

O governador local, Vyacheslav Gladkov, disse que equipes de investigação e de emergência já estavam no local. O Kremlin informou que estava investigando a situação.

Já o presidente da Câmara baixa russa, Viacheslav Volodin, acusou a Ucrânia de ter derrubado o avião, em pronunciamento em uma sessão plenária.

O Il-76 é uma aeronave de transporte militar projetada para transportar tropas, cargas, equipamentos militares e armas. Tem uma tripulação normal de cinco pessoas e pode transportar até 90 passageiros.

A região de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, tem sido alvo de ataques frequentes da Ucrânia nos últimos meses, incluindo um ataque com mísseis em dezembro que matou 25 pessoas.

Desastres aéreos na Rússia

Desde o início da ofensiva contra a Ucrânia, a Rússia sofreu vários desastres aéreos envolvendo aeronaves militares.

No passado, a Ucrânia abateu aviões russos. Na semana passada, Kiev afirmou ter destruído um avião-espião A-50 e um avião de comando Il-22.

Um avião que transportava o chefe do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, caiu em agosto de 2023 durante um voo entre Moscou e São Petersburgo, no qual morreram tanto o polêmico empresário quanto seus homens de confiança.

As autoridades russas negaram qualquer envolvimento no incidente, que ocorreu semanas após o motim abortado do grupo Wagner.

* Com AFP e Reuters