ALMATY, 4 FEV (ANSA) – Uma investigação preliminar realizada pelas autoridades do Cazaquistão apontou que o avião da Azerbaijan Airlines que caiu no país em 25 de dezembro com 67 pessoas a bordo provavelmente foi danificado por “objetos externos” antes da tragédia.
O relatório de Astana, contudo, não identificou o motivo pelo qual a aeronave modelo Embraer 190 saiu do trajeto original.
Vídeos e fotos da cena do incidente exibem marcas de perfuração na cauda do avião, e a própria Azerbaijan Airlines disse que a queda foi provocada por uma “interferência externa”.
Das 67 pessoas a bordo, 38 morreram.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou diversas vezes que o jato foi acidentalmente atingido do solo pela defesa antiaérea russa durante a aproximação de Grozny, capital da Chechênia e que, segundo Moscou, era alvo de ataques de drones ucranianos no momento da descida.
O mandatário chegou a cobrar que Moscou assuma a responsabilidade e puna os culpados pela tragédia, mas o líder do Kremlin, Vladimir Putin, pediu desculpas pelo fato de o incidente ter ocorrido no espaço aéreo russo, sem admitir a falha na defesa. (ANSA).