ISTAMBUL, 29 NOV (ANSA) – O Vaticano informou que já foi realizado o reparo no Airbus A320 utilizado pelo papa Leão XIV em sua viagem apostólica à Turquia e ao Líbano, primeira missão internacional de seu pontificado.
A aeronave da ITA Airways precisou trocar uma peça devido ao recall urgente anunciado pela fabricante europeia para jatos da família A320, a mais vendida da companhia, e poderá ser usada normalmente neste domingo (30), quando o pontífice partirá em direção à capital libanesa, Beirute.
A peça ? um monitor de bordo ? teve de ser enviada às pressas de Roma para Istambul, onde o Papa se encontra atualmente, após o anúncio feito pela Airbus.
O recall atinge cerca de 6 mil aviões A320 e foi motivado pelo risco de intensas atividades de radiação solar danificarem softwares de bordo, sobretudo aqueles ligados aos sistemas que controlam o ângulo de ataque do nariz das aeronaves e as inclinações laterais dos jatos.
De acordo com Philippe Tabarot, ministro dos Transportes da França, sede da Airbus, mais de 5 mil aviões já fizeram a atualização do software e puderam voltar a voar, porém os restantes terão de trocar hardwares, o que pode levar mais tempo.
“Pedimos desculpas pelo inconveniente causado e trabalharemos em estreita colaboração com as operadoras, mantendo a segurança como nossa principal prioridade”, afirmou a fabricante, que convocou o recall após um A320 da companhia americana JetBlue realizar um pouso de emergência na Flórida enquanto voava entre Cancún, no México, e Newark, nos Estados Unidos, em 30 de outubro. (ANSA).