Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta sexta-feira, 7, na Av. Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda, em São Paulo (SP). O piloto Gustavo Medeiros e o advogado Márcio Louzada Carpena morreram no acidente. Outras sete pessoas ficaram feridas.
O avião bimotor de pequeno porte, King Air, decolou do Campo de Marte por volta das 7h. “A torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos após a decolagem”, informou a Secretaria de Segurança Pública. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma cortina de fumaça preta saindo do local da queda.
Avião acaba de cair próximo a Barra funda hoje às 7:18am. pic.twitter.com/HSDCBL2BlS
— Daniel (@KnoxvilleDaniel) February 7, 2025
Ao site IstoÉ, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informou que a aeronave atingiu o ônibus que operava pela linha 8500/10 e pertence à concessionária Santa Brígida. Devido ao acidente, 10 linha de ônibus precisaram ser desviadas na região da Av. Marquês de São Vicente. As faixas reversíveis para os coletivos da Casa Verde, Piqueri e Freguesia do Ó têm suas operações mantidas no momento.
- 129F/41 Conexão Petrônio Portela – Pça. do Correio;
- 209P/1 Cachoeirinha – Term. Pinheiros;
- 209P/10 Cachoeirinha – Term. Pinheiros;
- 8500/10 Term. Pirituba – Metrô Barra Funda;
- 8528/10 Jd. Guarani – Pça. do Correio;
- 8544/10 Cid. D’abril 3ª Gleba – Pça. do Correio;
- 8600/10 Term. Pirituba – Lgo. do Paissandú;
- 8600/22 Vl. Iório – Lgo. do Paissandú;
- 9501/10 Term. Cachoeirinha – Lgo. do Paissandú;
- 978A/10 Term. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda.
Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, “o Corpo de Bombeiros fez o controle das chamas”. “Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica também apoiam a ocorrência”, informou o secretário.
Seis feridos estavam no ponto de ônibus – entre eles, uma idosa. Um motociclista que estava no local também se machucou – os sete tiveram ferimentos leves e foram atendidos.
De acordo com a Força Aérea Brasileira, investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM, em Barra Funda (SP).
“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, informou a FAB.
A aeronava está registrada no nome da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos, cujos os sócios são o advogado Márcio Louzada Carpena e Maria da Graça Paz Louzada.
Nas redes sociais, Márcio havia divulgado um story mostrando a aeronave partindo do Campo de Marte em direção a Porto Alegre (RS).